” Como é o clima organizacional em sua empresa?
Existem aqueles membros da equipe que “não se bicam” e vivem de nariz torcido um para o outro?
Esse tipo de postura pode ser extremamente prejudicial para o clima de trabalho e, principalmente, para a carreira desses profissionais.
Na posição de gestor de pessoas, uma das principais responsabilidades é fazer com que todos os colaboradores trabalhem em equipe. Mas para que essa função seja exercida com sucesso, é preciso conhecer bem algumas técnicas de gestão de conflitos.
Veja algumas delas neste post e comece a aplicar agora mesmo!
Na prática, várias situações diferentes podem gerar conflitos entre pessoas dentro de um determinado grupo:
E cabe sempre ao gestor assumir a função de entender a situação e encontrar uma resolução.
Neste conteúdo, preparamos uma relação com 4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer.
Antes de encontrar as técnicas de gestão de conflitos, é importante entender o que caracteriza um conflito em si e porque ele acaba acontecendo nos ambientes de trabalho.
Podemos dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas.
Isso significa que um conflito pode ser definido como a própria diferença de opiniões em si. E na verdade é bom ter diferentes perspectivas na equipe.
Mas, ao mesmo tempo, a empresa pode ser prejudicada se eles não forem tratados adequadamente. Deve-se evitar que cheguem a um nível de disputa maior, envolvendo o bom trabalho das equipes.
Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. Quando os membros da equipe confiam uns nos outros e sabem que precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum, automaticamente os conflitos são resolvidos de forma rápida.
Como gestor, você precisa entender junto com o time qual a causa do problema e quais os pontos de vista dos membros da equipe em relação a ele.
Apresentar uma solução inovadora e obter consenso entre todos é a chave para essa técnica de resolução de conflitos. Dessa forma, o engajamento entre colaboradores não será prejudicado.
Como a resolução de problemas requer a consideração de múltiplos pontos de vista, essa técnica leva um bom tempo e muito esforço em comparação com as outras.
Suavizar a situação deve ser empregado quando os argumentos surgem entre as partes e você minimiza o problema, buscando pontos comuns. Isso não significa negar as diferenças, que devem ser discutidas com cuidados, mas sem antagonismo extremo.
A ideia é fazer com que cada um dos envolvidos dê um passo atrás, esfrie a cabeça e aproveite para pensar sobre o que está acontecendo.
A suavização é um trabalho temporário e não resolve o problema real. Mas ele é extremamente importante como uma das técnicas de gestão de conflitos. Com ele você consegue melhorar o ambiente e fazer a solução surgir de forma mais natural e mais harmônica.
Ser um mediador é uma das técnicas de gestão de conflitos que vai ajudar todas as partes a concordarem com um caminho escolhido.
A verdade é que as pessoas que estão no meio de um conflito precisam ver no gestor a segurança de uma pessoa experiente, capaz de ver novas alternativas.
Mas para assumir essa posição na prática, aqui estão alguns pontos importantes. Entenda o trabalho de um mediador durante um conflito:
Um dos grandes motores para gerar mais e mais conflitos dentro das empresas está no fato de que algumas pessoas assumem uma divergência como algo pessoal.
A partir daí, a resolução deixa de ser o foco. Assim, a própria discussão para encontrar o lado certo ou errado é que predomina, na maioria das vezes.
Por isso, é papel de um gestor manter a comunicação aberta entre todas as partes durante um conflito. Mas deixe claro que aquela discussão é relacionada a um problema de nível profissional.
Antes de conduzir uma reunião formal entre pessoas envolvidas em algum conflito, faça com que as duas partes concordem com algumas diretrizes dessa reunião:
O objetivo final da resolução de conflitos é que ambas as partes resolvam o problema entre si. Tente facilitar a reunião e ajude cada um a identificar o verdadeiro problema que causa o conflito. O foco sempre deve estar a nível profissional, e não pessoal…”
Fonte: www.siteware.com.br