As certificações profissionais do SQMMI são aplicadas pelo órgão certificador CBQS (Certificadora Brasileira em Qualidade de Software), que integra o cômite gestor do SQMMI e está devidamente habilitado para este fim.
Neste nível é exigido que a organização demonstre que consegue criar casos de teste e executá-los adequadamente. Os defeitos são também registrados e monitorados até a sua correção. O foco desse nível está nos casos de teste o que torna esse nível acessível a qualquer metodologia de desenvolvimento adotada, assim como a qualquer tamanho da área de qualidade de software da organização.
Nesse nível é exigido que a empresa demonstre que tem um Plano de Qualidade de Software e que as atividades de qualidade de software na organização acontecem de forma planejada e controlada.
Para alcançar esse nível a organização precisa demonstrar que gerencia os requisitos do produto de software e que os mesmos servem de base para a definição do escopo do projeto de qualidade e testes de software.
Neste nível a organização precisa demonstrar que possui políticas claras e de conhecimento de todos que estabeleçam, em níveis gerais, como deverá funcionar a área de qualidade e teste de software dentro da organização e como os projetos devem ser conduzidos.
Neste nível a organização precisa demonstrar que seus processos (ou parte deles) são automatizados e que também trabalha com automação dos testes funcionais e não-funcionais, visando a melhoria contínua na execução dos testes e de seus processos.