Desenvolvimento Ágil
O desenvolvimento ágil se dá através de uma abordagem colaborativa para o desenvolvimento de softwares, com equipes multidisciplinares que têm um bom nível de autonomia na execução de seus trabalhos.
Muitos consideram o desenvolvimento ágil como um conjunto de métodos, mas essa visão é, de certa forma, limitada. Porque um método é um conjunto predefinido de práticas que podem levar a uma mentalidade mais engessada, algo que mais se parece com o modelo tradicional de desenvolvimento de softwares.
Os métodos são importantes e fundamentais, pois são modelos já testados que permitem colocar os conceitos do desenvolvimento ágil em prática com mais facilidade.
Portanto, o desenvolvimento ágil é uma mentalidade que leva a determinados modelos de estruturação de projetos de criação de softwares com uma abordagem voltada para resultados, que potencialize a criatividade, a inovação e, principalmente, a flexibilidade. Estas são características fundamentais em qualquer empresa que deseja se destacar na Era da Informação, da conectividade, da globalização e da indústria 4.0.
Várias dessas metodologias, porém, já existiam antes de o termo desenvolvimento ágil se tornar popular.
Alguns exemplos são DSDM, Scrum, Crystal Clear, XP, UP e FDD, todas desenvolvidas ao longo dos anos 1990.
Apesar da existência desses métodos, que levavam a resultados bastante satisfatórios, havia uma cartilha de práticas tradicionais que muitas empresas de tecnologia ainda seguiam.
Foi quando um grupo de desenvolvedores que já haviam experimentado os benefícios do modelo ágil de gerir os processos debateram o assunto em um workshop realizado na cidade de Snowbird, no estado americano de Utah.
Desse encontro surgiu o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, também conhecido apenas como Manifesto Ágil.
No site do manifesto, você pode consultar o que ele diz em português. Ele se apresenta da seguinte maneira:
Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo.
Os 17 programadores que o assinaram tinham experiência com metodologias ágeis e observaram que os projetos de sucesso em que trabalharam tinham determinados conceitos em comum.
A partir daí é que o termo desenvolvimento ágil começou a ser usado para se referir a esse conjunto de metodologias que conduzem a um novo tipo de mentalidade na condução dos projetos.
Hoje em dia cada vez mais os profissionais buscam se especializar para adotarem o desenvolvimento ágil em suas empresas para aplicar as práticas de Scrum para a adequação dos conceitos de gestão e desenvolvimento de produto ou serviço e as ferramentas que o desenvolvedor tem a sua disposição para facilitar a criação de produtos com valor.
Fonte: Redação
Comentários