OKR (Objective and Key Results) é uma metodologia de gestão de desempenho que ajuda as organizações a definir e alcançar seus objetivos estratégicos. Neste post, vamos explicar o que são OKRs, para que servem e em que áreas profissionais eles contribuem.
O que são OKRs?
OKR é a sigla para Objective and Key Results, ou seja, Objetivo e Resultados-Chave. Um objetivo é uma declaração clara e inspiradora do que se quer alcançar, como por exemplo: “Aumentar a satisfação dos clientes em 20%”. Um resultado-chave é uma métrica quantificável que indica se o objetivo foi atingido ou não, como por exemplo: “Reduzir o tempo médio de resposta do suporte em 50%”.
Um OKR é composto por um objetivo e de dois a cinco resultados-chave. Cada resultado-chave deve ter um valor inicial, um valor alvo e um prazo para ser alcançado. Por exemplo:
– Objetivo: Aumentar a satisfação dos clientes em 20%
– Resultado-chave 1: Reduzir o tempo médio de resposta do suporte em 50% até o final do trimestre
– Resultado-chave 2: Aumentar o índice de recomendação dos clientes (NPS) em 10 pontos até o final do ano
– Resultado-chave 3: Lançar uma nova funcionalidade solicitada pelos clientes até o final do mês
Para que servem os OKRs?
Os OKRs servem para alinhar as equipes e os indivíduos em torno dos objetivos estratégicos da organização, promovendo uma cultura de foco, transparência e responsabilidade. Os OKRs também permitem acompanhar o progresso e o impacto das ações realizadas, facilitando o feedback e a aprendizagem contínua.
Os OKRs podem ser definidos em diferentes níveis: organizacional, departamental, de equipe ou individual. O ideal é que os OKRs de cada nível estejam alinhados com os OKRs do nível superior, criando uma cascata de objetivos que orientam as decisões e as prioridades de todos.
Em que áreas profissionais os OKRs contribuem?
Os OKRs podem ser aplicados em qualquer área profissional que tenha objetivos claros e mensuráveis, como por exemplo: vendas, marketing, desenvolvimento de produto, recursos humanos, finanças, etc.
Os OKRs ajudam os profissionais a definir o que é importante para o seu trabalho, como medir o seu sucesso e como se comunicar com os seus gestores e colegas. Os OKRs também estimulam os profissionais a buscar resultados ambiciosos e desafiadores, incentivando a inovação e a melhoria contínua.
Conclusão
OKR é uma metodologia de gestão de desempenho que ajuda as organizações a definir e alcançar seus objetivos estratégicos. Os OKRs são compostos por um objetivo e de dois a cinco resultados-chave, que devem ser claros, inspiradores e quantificáveis. Os OKRs servem para alinhar as equipes e os indivíduos em torno dos objetivos da organização, promovendo uma cultura de foco, transparência e responsabilidade. Os OKRs podem ser aplicados em qualquer área profissional que tenha objetivos claros e mensuráveis.
Por: Redação ACerT
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