“A transformação digital requer muitas decisões – algumas fáceis, outras difíceis, mas todas importantes. A transformação digital bem-sucedida exige um compromisso para mudar os negócios, mas você pode descobrir que sua organização precisa transformar mais do que a tecnologia.
Você deve ser intencional na construção de uma cultura digital, incluindo a mudança de tecnologia legada e estruturas que dificultam a transformação. Da venda de sua visão e da inovação em todos os níveis para medir o sucesso, há três decisões importantes a serem tomadas ao lançar uma iniciativa de transformação digital.
Todo esforço de mudança requer excelente comunicação. Como líder, você tem que comunicar ativamente sua visão e explicar por que a mudança é necessária para que sua iniciativa de transformação digital se desenvolva. Nesta fase, quatro estratégias de comunicação podem ajudar:
De acordo com a TechRepublic, o relatório “O estado de transformação digital” da Altimeter descobriu que os diretores de marketing lideram a transformação digital em 34% das empresas, enquanto CIOs e diretores de tecnologia assumem a transformação em apenas 19% das empresas. Mas, embora a transformação digital deva começar no topo, ela só é bem-sucedida quando toda a organização adota a mudança.
Embora o executivo de nível normalmente decida qual será a estratégia de negócios e direcione a organização, o poder da transformação digital está nas mãos de cada usuário individualmente. Para apoiar a mudança, os líderes devem reforçar as habilidades, os processos e as tecnologias digitais em suas organizações – capacitando funcionários, dados e tecnologia para tomar decisões mais bem informadas.
No entanto, a lliderança distribuída e a inovação de baixo para cima só funcionam se as equipes tiverem as habilidades e informações necessárias para tomar decisões inteligentes. Uma imensidão de análise de dados e estratégias de talentos podem ajudar aqui. Da aprendizagem automática à análise avançada, você tem novas oportunidades para medir mais, analisar dados mais rapidamente e tomar decisões mais rapidamente. Aqui estão algumas estratégias para considerar:
As atividades digitais e os dados gerados por essas atividades tornaram possível automatizar as operações em uma escala inimaginável em apenas cinco anos. De acordo com a McKinsey, 40% das atividades de vendas podem ser automatizadas usando a tecnologia que já existe – e esse número pode subir para 50% quando as tecnologias conseguirem entender melhor e processar a linguagem.
Portanto, não é surpresa que os funcionários possam resistir à mudança que acompanha as iniciativas digitais – especialmente a automação. Com isso em mente, é importante enfatizar que a automação não significa apenas realizar tarefas com mais rapidez, mas fornecer aos funcionários as informações necessárias para tomar decisões mais bem informadas.
Mesmo em empresas ou departamentos com foco em tecnologia, as deficiências da cultura digital são comuns. A tecnologia nos dá a oportunidade de otimizar, mas às vezes as organizações podem acabar se concentrando em otimização em vez de inovação, sufocando a criatividade e potencialmente abrandando o crescimento.
Inúmeras estratégias de análise de dados podem ajudar aqui. O relatório de dados e análise de 2017 da MIT Sloan Management Review descobriu que o uso de informações analíticas e de dados por empresas para fins estratégicos – incluindo funções inovadoras de negócios e modelos de negócios inteiros – está em ascensão. O relatório também descobriu que, em muitos casos, alavancar análises dá às empresas uma vantagem competitiva.
A medição de desafios e sucessos com essas estratégias pode estimular a excitação de sua iniciativa, estimular a colaboração interdepartamental e conectar os funcionários à sua visão estratégica. Ao compartilhar regularmente as descobertas em toda a organização, a inovação será incorporada à cultura de sua empresa e fornecerá influência duradoura sobre o comportamento organizacional.
As organizações devem ir além das estruturas, processos e sistemas tradicionais para mudar comportamentos individuais e coletivos, incluindo cultura, mentalidade e capacidades, bem como dinâmicas de equipe e de grupo. Isso é imprescindível porque a transformação digital elimina os grupos, permitindo que a empresa reaja rapidamente aos principais sinais sobre as necessidades dos clientes – independentemente de onde estejam na organização.
O processo de transformação digital oferece a oportunidade de analisar, otimizar e reprojetar a maneira como as coisas sempre foram feitas em sua organização. Para impulsionar a transformação digital, a pergunta mais importante a ser feita é simples: por quê?
A transformação digital líder exige uma visão e um compromisso convincentes da equipe de liderança sênior. No entanto, como observa McKinsey, visão e inspiração só vão tão longe. Para uma iniciativa bem-sucedida, os líderes devem incorporar e promover os valores-chave de uma cultura digital: foco no cliente, uma mentalidade colaborativa e uma tolerância ao risco.”
Fonte: https://www.tiespecialistas.com.br/3-decisoes-que-importam-na-transformacao-digital/