“Tecnologia da informação, apesar de ser uma área de ciências exatas, ainda assim é composta por pessoas e profissionais que usam a lógica para atender necessidades sistêmicas, que auxiliam processos e pessoas.
Por isso, não basta ser bom em dados e informações, outras habilidades são necessárias para o bom desempenho desse profissional, como:
Essas e muitas outras capacidades podem e são altamente desenvolvidas pelo processo de coaching. Muitos profissionais da área imaginam que não precisam se relacionar com pessoas ou envolver-se com elas para realizar seu trabalho, uns ainda, escolhem a profissão justamente por esse motivo. Mas não é possível existir uma profissão que isente o profissional de ter e manter boa comunicação e bom relacionamento.
Potencializar e desenvolver habilidades são uma das maiores funções do processo de coaching, e para um profissional de TI com dificuldades de relacionamento ou de comunicação,proporciona benefícios incríveis na carreira desse profissional.
Vamos descrever algumas ferramentas tomando como exemplo algumas das capacidades citadas.
Pode ser trabalhado em coaching através da Arte de Cocriar. Esse é um conceito muito forte dentro processo e que o profissional de TI pode e deve utilizar para ter ideias, sugestões e atender as necessidades do seu cliente. Assim, podem construir juntos, um projeto que seja criativo e assertivo.
Nesse processo ocorre uma grande troca de energia, promovendo altos níveis de motivação em todos os participantes, profissionais e clientes. O processo tem como base três passos:
Entre tantas ferramentas de planejamento, construção de rota de ação entre outras funções, uma das que ajudam muito o profissional de TI é o PDCA. Um processo de gestão, tanto pessoal como técnico, que quando utilizado ajuda o profissional a estar alinhado com os objetivos e necessidades do seu cliente. Ele promove conexão entre o trabalho do profissional de TI e o cliente, pois quando cada etapa é realizada e compartilhada, o trabalho se torna mais consistente.
Questionar é uma ferramenta poderosa de praticar perguntas eficientes, elas são a alma de um bom processo de coaching. Entre tantas podemos citar a técnica “E o que mais?”. Utilizada para aprofundar algo, transformar respostas automáticas em reflexões e informações profundas.
Por exemplo:
Além dessas ferramentas, muitas outras são imprescindíveis para impulsionar a carreira de qualquer profissional de TI. ”
Fonte: IBC