” O mundo dos negócios está mudando tão rapidamente que pode ser difícil acompanhar. As empresas que adotam uma cultura de mudança e transformação estão no caminho certo para garantir o futuro de sua organização. Contudo, conhecer os diferentes estágios da transformação digital é essencial para realizá-la de fato.
Principais observações do relatório da Altimeter
Um fator que se destacou fortemente no relatório da Altímetro foi que o maior obstáculo que um negócio enfrenta na jornada para a verdadeira transformação digital é cultural. Afinal, é muito fácil cair na armadilha do “jeito que sempre foi”. Contudo, em algum momento, a maneira como “sempre foi” se torna obsoleta.
Para competir e sobreviver de verdade nesse mundo altamente competitivo, as empresas precisam encontrar tecnologias novas e alternativas que as ajudem a:
O relatório observa, ainda, que a transformação digital é uma das tendências mais importantes para os negócios atuais.
Confira os 6 estágios pelos quais uma organização passaria durante essa jornada:
A filosofia do “business as usual” envolve empresas que operam com a tradicional familiaridade de clientes, processos, modelos de negócios, tecnologia e métricas, acreditando que essa será sempre a solução para a relevância digital.
Ou seja, as empresas continuam a operar da maneira que sempre fizeram, sem insights sobre a perspectiva ou os desejos de seus clientes. Um excelente exemplo disso é a Blockbuster e a Netflix. A Blockbuster se recusou a mudar para um modelo “como serviço”, mesmo quando a popularidade da Netflix se tornou aparente. Eventualmente, isso levou a organização à obsolescência.
Nesta fase, existem elementos de experimentação quando se trata de criatividade digital e alfabetização. Contudo, eles são esporádicos e díspares. Ou seja, sem interligação entre departamentos ou indivíduos. Áreas específicas de negócios podem ser melhoradas, mas no geral não há equilíbrio ou ordem nos processos.
Dessa forma, pode-se dizer que no estágio 2, as empresas reconheceram a necessidade de transformação e podem até estar experimentando diferentes tecnologias para avançar no caminho. Entretanto, seus esforços não estão organizados e departamentos diferentes estão abordando o problema de maneiras distintas. Ou seja, a menos que a empresa possa encontrar uma maneira de passar do caos para uma abordagem mais organizada, os esforços para transformar provavelmente não funcionarão.
Nesta fase, as empresas assumem uma abordagem experimental intencional em vários níveis promissores e capazes. Ou seja, as empresas são mais ousadas em sua ação, levando a mudanças em vários níveis. E isso inclui tecnologia e recursos.
Portanto, uma vez que uma empresa passa para o estágio formal, você começa a ver a experimentação intencional de novas tecnologias, com agentes de mudança dentro do negócio em busca do executivo. Entre os estágios da transformação digital, é neste que as empresas estão mais propensas a se deparar com barreiras. Portanto, para ir além disso, deve-se fazer mudanças na cultura da empresa.
O estágio “estratégico” envolve grupos individuais que reconhecem a força na colaboração. Isso se relaciona a muitas áreas diferentes, incluindo pesquisa, trabalho e insights compartilhados. Afinal, estes contribuem para novos roteiros estratégicos que estabelecem as bases dos esforços de transformação digital, investimentos e propriedade.
Uma vez que uma empresa tenha atingido esse estágio, é sinal que ela conseguiu percorrer os obstáculos da cultura de trabalho estabelecida e do envolvimento dos executivos. Portanto, avançaram na direção de criar um roteiro estratégico.
Dessa forma, grupos individuais e departamentos passam a reconhecer o poder e a força na colaboração digital e se movem em direção a investimentos em tecnologias que transformarão os negócios.
Entre os estágios da transformação digital, este é o mais crítico. Afinal, é nele que uma equipe de transformação digital dedicada é criada para conduzir a estratégia e as operações. Tudo com base em metas centradas no cliente e nos negócios.
Toda a organização mudou com sua nova infraestrutura. Ou seja, funções, conhecimento, processos, expertise, modelos e sistemas para apoiar a transformação foram reforçados.
Dessa forma, a definição geral da “conversão” consiste em linhas que se encontram em determinado ponto.
As empresas que alcançaram a etapa convergente da transformação digital superaram os obstáculos culturais tradicionalmente vistos quando os negócios embarcam na jornada rumo à transformação e estão a caminho do sucesso.
Por último, mas não menos importante, temos o estágio 6: inovador e adaptativo. Nesse estágio, a transformação digital torna-se parte integrante dos negócios. Afinal, os executivos entendem que a mudança é contínua. Portanto, novos ecossistemas são implementados para identificar, entender e atuar sobre tendências tecnológicas e de mercado. Em primeiro lugar, esses ecossistemas são testados e, quando bem-sucedidos, são implementados em escala.
Portanto, as empresas que alcançaram esse estágio conseguiram uma verdadeira transformação digital. Ou seja, a mudança tornou-se um modo de vida e as organizações estão bem posicionadas para continuar a buscar novos caminhos tecnológicos. Ou seja, de se adaptar ao mundo dos negócios em constante mudança com facilidade.
A tecnologia capacitou os consumidores de muitas maneiras, permitindo que eles se tornem mais sociais, móveis e conectados. Consequentemente, isso mudou a maneira como eles interagem uns com os outros, com produtos, serviços e negócios.
A transformação digital é tão poderosa porque abre portas para novas oportunidades de inovação. Do design e integração às expectativas de clientes e funcionários, nunca foi tão importante seguir um modelo de transformação digital em todos os níveis de seus negócios. Isso é, caso você realmente queira evoluir e ter sucesso.
Uma maneira de começar é conhecer os estágios da transformação digital e dar pequenos passos. Um de cada vez. Para isso, pergunte-se:
Como seu público (clientes/usuários) está tentando entrar em contato com você?
Como anda sua força de trabalho? Eles estão exigindo uma maneira mais flexível e móvel de trabalhar?
Onde você pode economizar dinheiro utilizando tecnologias alternativas?
Afinal, perguntas como estas podem ajudá-lo a identificar as reais necessidades do seu negócio. E isso é essencial para traçar um planejamento assertivo. Tão essencial quanto entender os estágios da transformação digital.
Fontes: 8 Ways Media, DinCloud.