Lean Six Sigma Black Belt (LSSBB)

Curso preparatório para a certificação Lean Six Sigma Black Belt pelo 6sigmastudy.

O programa de estudos Lean Six Sigma Black Belt (LSSBB) do órgão certificador 6Sigmastudy  fornece a compreensão das diversas ferramentas e técnicas Six Sigma e Lean para melhorar os processos da organização.

Objetivo

Familiarizar o aluno com as ferramentas  úteis  para melhorar o processo de produção e minimizar defeitos no produto final, com maior foco na implementação prática destes.

Público-alvo

Profissionais e organizações que necessitam de uma abordagem padronizada para resolução de problemas com o propósito de melhoria contínua na Gestão da Qualidade.

Metodologia

Autoestudo através de curso on-line com material de estudo (ppts, vídeos, exercícios e estudos de casos).


Programa

Curso com 10 capítulos, direito a 6 meses de acesso à plataforma de ensino + exame on-line incluso.

Ementa

Leia mais

O programa de estudos Lean Six Sigma Green Belt (LSSGB) do órgão certificador 6Sigmastudy  fornece a compreensão das diversas ferramentas e técnicas Six Sigma e Lean para melhorar os processos da organização.

Objetivo: Familiarizar-se com as ferramentas para úteis melhorar o processo de produção e minimizar defeitos no produto final, com maior foco na implementação prática destes.

Informações Gerais

  • Público-Alvo: profissionais e organizações que necessitam de uma abordagem padronizada para resolução de problemas com o propósito de melhoria contínua na Gestão da Qualidade.
  • Metodologia: autoestudo através de curso online com aulas gravadas.
  • Material: são disponibilizados ppts, vídeos e exercícios referente a cada capítulo, estudos de casos.
  • Acesso ao curso: 6 meses.
  • Exame: online com 100 questões de múltipla escolha.
  • Duração: 2h (120 min.)
  • Aprovação: 60% de acertos.
  • Reexame: 2 tentativas.
  • Validade: 3 anos.

Conteúdo Programático

Introdução

  1. Uma breve história da Qualidade
  2. O que é Qualidade (Definições) e serviço ou produto
  3. Gurus da Qualidade e sua contribuição para a Qualidade
  4. Visão ampla da empresa
  5. Liderança
  6. Funções e responsabilidades do Six Sigma
  7. Formação de Equipe
  8. Facilitação de equipe
  9. Dinâmica de Equipe
  10. Gerenciamento de tempo para equipes
  11. Ferramentas de tomada de decisão em equipe
  12. Ferramentas de Gestão e Planejamento
  13. Avaliação e recompensas de desempenho da equipe
  14. Visão geral do DMAIC

Definição

  1. Partes Interessadas Importantes
  2. Impacto nas partes interessadas
  3. Crítico para requisitos
  4. Comparativo de mercado
  5. Medidas de desempenho empresarial
  6. Medidas financeiras
  7. COV
  8. Níveis de satisfação do cliente de Kano
  9. Necessidades do cliente de Juran
  10. Pesquisa de mercado
  11. Fluxo de CTQ
  12. QFD
  13. Métricas de desempenho
  14. Termo de abertura do projeto
  15. Negociação de Fretamento
  16. Plano de gerenciamento do projeto e linhas de base
  17. Acompanhamento de projetos

Medição

  1. Processos, características do processo, métricas de fluxo do processo, entradas e saídas
  2. Mapas de processos e fluxograma
  3. SIPOC
  4. Tipo de dados e escala de medição
  5. Coleta de dados
  6. Estratégias de amostragem
  7. Diagrama de Espinha de Peixe
  8. Matrizes Relacionais ou Matriz de Priorização
  9. Estatísticas Básicas
  10. Estatística Analítica
  11. Medidor R&R
  12. Análise de capacidade de processo

Analisar

1. Análise de correlação e regressão

2. Teste de hipóteses

3. FMEA

4. Análise de lacunas

 5. Os cinco porquês

6. Diagrama de Pareto

7. Diagrama de árvore

 8. Atividades sem valor agregado

9. Custo da má qualidade (COPQ)

Melhorar

1. DOE

2. Poka-yoke

3. 5S

4. Kanban

5. Operações padrão

6. Instruções de trabalho do operador

7. Redução do tempo de ciclo

8. Manufatura em fluxo contínuo

9. SMED

10. Kaizen e Kaizen Blitz

11. Teoria das Restrições (TOC)

12. Análise de riscos  Controle

1. Controle estatístico de processos

2. Outras ferramentas de controle

3. Manter controles

4. Melhorias sustentadas

 DFSS

1. DFSS

Mais sobre Lean

1. Um mapa do fluxo de valor

2. Lean é velocidade

3. Cadeia de suprimentos total

4 Logística Lean Six Sigma

 Estudo de caso 1

1 1. Estudo de caso 1 – Parte 1

1 2. Estudo de caso 1  -Parte 2

Estudo de caso 2

2 1. Estudo de caso 2 – Parte 1

2.2 Estudo de caso 2  – Parte 2

Como funciona?

Realize seu cadastro informando os seus dados para uso em sua inscrição no curso e emissão de NF. Após, isso realize o pagamento. Seus dados estarão seguros, pois seguimos a política de privacidade e não usamos para outro fim. Após a conclusão do curso, caso desejar poderá adquirir o exame e agendá-lo.

Cadastro

Realize seu cadastro clicando no botão abaixo

Pagamento

Faça o pagamento abaixo:

Exame

A realização do exame não está atrelada ao curso. Caso desejar apenas o exame, será possível.

Rolar para cima