“A Engenharia de Requisitos é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.
Confira abaixo as etapas de todo o processo:
Nessa etapa identifica-se os stakeholders e seus diferentes pontos de vista sobre o problema e influências. Então, desenha-se a visão geral do sistema a ser desenvolvido caracterizado por necessidades dos stakeholders.
Nessa etapa levanta-se os requisitos de usuário do sistema sob duas perspectivas:
Algumas técnicas utilizadas na elicitação dos requisitos são:
Nessa etapa detalha-se cada requisito descrito em linguagem natural em modelos conceituais, como SysML, UML ou FAD. O principal objetivo de eliminar ambiguidades, inconsistências, omissões e erros dos requisitos. Alguns tipos de diagramas são:
Nessa etapa o principal objetivo é identificar os conflitos entre os requisitos para negociar as soluções com os stakeholders priorizando, eliminando, combinando ou modificando os requisitos.
Nessa etapa o sistema é especificado em termos técnicos, ou seja, desenvolve-se os requisitos de sistema que devem atender os requisitos de usuário. Na especificação passa-se da perspectiva do problema (requisitos de usuário) para a perspectiva da solução (requisitos de sistema).
Nessa etapa é validada a cobertura do sistema, ou seja, o atendimento de todos os requisitos de usuário pelo sistema proposto. E, é homologado o aceite dos stakeholders sobre os requisitos desenvolvidos.
Essa etapa permeia todo o ciclo de vida do produto e consiste em dois aspectos fundamentais:
Você pode aprender tudo isso no detalhe e muito mais detalhes sobre a Engenharia de Requisitos no curso CPRE-FL do IREB.
Por: Fernando Cerri