Uma das áreas mais conhecidas de TI é aquela em que os responsáveis precisam garantir que todos os equipamentos e redes de uma empresa estejam funcionando perfeitamente.
Os profissionais do suporte gerenciam todos os computadores e servidores, elaboram documentos técnicos, realizam instalações de impressoras em rede e buscam soluções para aprimorar cada vez mais o sistema das empresas.
Mais do que consertar, o setor de suporte cria medidas para prevenir problemas causados por mau uso ou instalações de baixa qualidade, softwares piratas, etc — além, claro, de auxiliar os outros colaboradores em suas tarefas diárias, garantindo que consigam extrair o máximo de seus equipamentos tecnológicos.
Se toda a informação valiosa de sua empresa está armazenada em servidores e computadores, como garantir que algum hacker ou funcionário mal-intencionado não vai vazar esses dados para um concorrente? Com redes e sistemas protegidos.
Os analistas de segurança são encarregados de proteger inclusive os computadores dos clientes, como se fossem uma extensão dos equipamentos da própria empresa.
Para garantir a segurança dos dados, equipamentos e programas, é muito comum que esse departamento utilize:
Além da segurança virtual das informações de uma empresa, é preciso cuidar do armazenamento físico e do caminho que esses dados percorrem para transitar entre os servidores.
Por isso, é muito importante contar com profissionais aptos para escolher os melhores hardwares e softwares para a criação da central, instalar e configurar todos os equipamentos e realizar manutenções preventivas.
Os servidores são equipamentos sensíveis, que precisam ficar em salas isoladas, com temperaturas específicas e dependem de muitos componentes elétricos, por isso um gerente de banco de dados precisa estar sempre atento às condições do ambiente.
Para ficar mais claro, imagine que o gerente de banco de dados é como um analista de segurança que cuida dos ambientes onde os dados serão depositados.
Os profissionais de TI também podem auxiliar na gestão estratégica da corporação, participando de projetos como:
Quanto maior a empresa, mais departamentos são criados — e o objetivo é ter profissionais cada vez mais especializados em uma única função. Por isso, a todo momento surgem novos departamentos, nomes e especializações para os profissionais de tecnologia. Com o advento da Internet, ter pessoas responsáveis por esse setor é tão necessário quanto o departamento comercial.