A metodologia Six Sigma possibilita uma maior lucratividade e resultado para as empresas.
As ferramentas da qualidade surgiram bem antes da metodologia Six Sigma.
A metodologia Six Sigma surgiu por volta da década de 1980. Porém, as metodologias de qualidade surgiram em 1798, quando Eli Whitney introduziu o conceito de coerência e identificação de defeitos, analisando a qualidade do produto para entender e estruturar o que seria observar e monitorar a qualidade do produto a ser produzido.
Em 1924, Shewart introduziu o conceito de controle estatístico de qualidade, criando ferramentas estatísticas para monitorar a variabilidade e a estabilidade do processo, desta forma possibilitando prever a produção com uma especificação, dentro de uma qualidade definida. (Umas das ferramentas mais utilizadas para isso é a carta de controle.)
Na década de 50, após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses tiveram que se reestruturar. Nesse momento, eles perceberam que precisavam aprender como era possível produzir com qualidade e baixo custo.
Assim, convocaram Deming, que foi até o Japão ensinar um pouco do conceito de PDCA, de melhoria contínua e de estatística. Ele mostrou como era possível utilizar o PDCA aliado a algumas ferramentas para trabalhar a questão da qualidade durante a produção.
Em 1954, Juran foi ao Japão para apresentar alguns princípios da gestão da qualidade. Nesse ponto, se constrói um conceito mais próximo do que temos hoje, onde qualidade é entregar o que o cliente deseja, dentro de uma especificação, analisando os custos, a estabilidade e a padronização do processo.
Na década de 60, Kaoru Ishikawa criou o círculo de controle da qualidade, que é um grupo de ferramentas utilizadas na avaliação de um processo ou de uma produção. São ferramentas que servem para monitorar de forma adequada a qualidade de uma empresa, de uma usina, de uma fábrica. Assim, é possível monitorar e controlar se algum defeito surgir, alguma anomalia acontecer, tornando possível mapear e propor uma ação corretiva.
Com a evolução do conceito de qualidade, surgiu a metodologia Seis Sigma na Motorola, eles começaram a usar essa filosofia melhorar sua qualidade e competitividade no mercado.
A metodologia Seis Sigma é uma estratégia gerencial, que define a rotina de trabalho e como desenvolver um plano de melhoria nos processos.
Essa filosofia propõe o trabalho por meio do método DMAIC, que é bem semelhante ao PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo, o método é dividido em 5 etapas:
Definição: define o que se espera do projeto
Medição: obtenção de dados sobre o processo
Análise: identificar as causas raiz do problema
Melhoria (Improve): propor uma solução para cada causa raiz
Controle: monitorar os resultados alcançados
O Green Belt Six Sigma é uma das formas eficazes de melhorar a qualidade do serviço que você oferece aos seus clientes, através da eliminação da causa que gera uma queda de produção de qualidade dos produtos ou serviços entregues por uma empresa e garantir a melhoria contínua dos processos através dos resultados encontrados em indicadores de qualidade.
O Green Belt Six Sigma é derivado da Metodologia Lean, também chamado de Gestão Enxuta.
Na indústria, o Seis Sigma se esforça e entra em vigor para reduzir a quantidade de produtos defeituosos que uma empresa tende a produzir.
O Seis Sigma é um processo orientado por pessoas. Com isso, o nível de desempenho do projeto tende a corresponder ao nível de persistência, especialização e comprometimento dos membros da equipe.
Ao analisar os papéis que contribuem para um projeto, muitas vezes nos concentramos nas funções dos Black Belts para a implantação. No entanto, para melhorar o desempenho, os Green Belts também desempenham um papel crítico na melhoria dos processos nas empresas.
Os profissionais Green Belt certificados, adquirem confiança e habilidade para melhorar a qualidade do processo através da redução de custos através do controle de desperdícios, criam estratégias para obterem maior assertividade na tomada de decisões e satisfação dos clientes, tornando-se assim mais competitivos.
No mercado muitas empresas buscam por profissionais certificados que saibam utilizar a ferramenta e aplicar a técnica para trazer resultados positivos para a empresa.
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Por: Redação ACerT