Marketing Digital pode ser definido como uso de estratégias que empresas e pessoas usam para divulgar produtos, serviços, desenvolver uma marca e criar conexão com pessoas por meio de canais de contato na Internet.
Principais Objetivos do Marketing Digital
-Desenvolver e fortalecer as marcas;
Criar autoridade sobre um determinado assunto;
-Atrair novos clientes;
-Mais visibilidade da marca e dos produtos e serviços;
-Relacionamento com os consumidores;
Conceitos Fundamentais de Marketing Digital
Para realmente ter sucesso com o marketing digital é preciso entender os conceitos fundamentais.
A Persona é um perfil de uma pessoa imaginária, baseado em pessoas reais e representa o perfil do consumidor ideal.
Por que criar uma persona?
A criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados: criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.
Leads são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead, portanto, é um potencial cliente.
Como gerar leads?
A geração de leads pode acontecer de diversas formas. O Marketing Digital oferece várias ferramentas para atrair interessados e convertê-los em leads. Mas, independentemente da mídia que você escolher, é importante saber quais são os elementos principais da geração de leads:
Landing page: é a página em que o usuário cai quando clica em algum link de divulgação. Ela deve ser totalmente focada na conversão do visitante em lead.
Formulário: é a ferramenta de captura dos contatos do lead, que pode pedir email, telefone, endereço, site etc. É importante manter o formulário enxuto para não cansar o usuário.
Oferta: diz o que o usuário vai receber depois que preencher o formulário e deixar o seu contato. Deve ser uma oferta relevante para o público, que motive o cadastro.
CTA: é a chamada para ação, que indica o que o usuário deve fazer (“cadastre seu email”, “faça o download”, etc.). Deve ser clara e objetiva para motivar a ação.
Pronto, esses são os elementos essenciais para gerar leads com mais eficiência. Vamos ver agora os principais canais usados para isso:
3.Funil de Vendas
Os Funis de vendas mostram as etapas por onde o consumidor “caminha” até o momento da compra.
Para que serve o funil de vendas?
Construir um funil de vendas tem o mesmo objetivo, ou seja, regular processos para manter o ciclo de vendas a correr de forma fluída e eficaz, otimizando as vendas para que a empresa tenha resultados mais consistentes e positivos.
Landing pages são as páginas de captura de leads com foco na conversão.
Para que serve a landing page?
Uma landing page pode cumprir diferentes objetivos dentro de uma estratégia de marketing digital.
Mas o principal deles é um só: gerar leads.
Leads são potenciais clientes, pessoas que têm contato com sua marca, produtos e serviços e que podem vir a ter interesse na compra, tornando-se clientes de fato.
Uma landing page, então, serve tanto para que um prospect se transformar em lead ao preencher um formulário em troca de um material rico, quanto para levá-lo a uma oferta especial.
Enquanto “página de destino”, leva o usuário à ação desejada (por ele e por você), que pode ser o download de um ebook, como exemplifiquei antes.
A verdade é que, quando bem feita, ela converte pessoas em oportunidades de negócio.
Assim, faz com que visitantes não sejam apenas visitantes, mas clientes, leads ou oportunidades.
Afinal, receber um grande número de visitantes no seu site é bom, mas vê-los avançar no funil de vendas é ainda melhor.
Quando você consegue informações de contato do seu potencial cliente, pode se relacionar com ele e entender se tem mesmo o perfil de cliente ideal.
E ainda, passar leads qualificados para o time de vendas.
Isto é, aqueles que já demonstraram que estão mais suscetíveis a fazer negócio com a sua empresa.
No fim das contas, tudo isso só traz ganhos em otimização de processos, estabelecimento de confiança e empatia.
O SEO (Search Engine Optimization), que em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca”, são ações que possuem a finalidade de posicionar melhor o seu conteúdo nos resultados das pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo
Call to Action é uma chamada para ação, muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, um Call to Action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.
Existe uma forma bastante simples de identificar se o seu Call to Action está chamando a atenção ou não: o teste dos 5 segundos.
Chame alguém que ainda não conheça seu site e peça para essa pessoa olhar sua página. Ao final de 5 segundos, minimize o navegador e pergunte o que havia na página e o que era possível fazer lá.
Se na resposta ela não souber dizer qual era o próximo passo que deveria ser tomado, é bem provável que o Call to Action não esteja funcionando tão bem quanto deveria.
Para conquistar a atenção há alguns aspectos que devem ser olhados com bastante cuidado, tais como:
O tamanho do Call to Action em relação aos demais elementos da página;
A posição onde aparece o CTA;
A composição de cores da página e a cor do Call to Action;
As imagens utilizadas;
O número de opções de Call to Actions disponíveis;
Outros elementos da página apontando para o Call to Action.
Agora, de nada adianta atrair a atenção do visitante para o Call to Action se ele não se sentir interessado.
E, normalmente, o texto é o elemento que ajuda muito nesta etapa. Por isso Calls-to-Action no estilo “clique aqui” ou “fale conosco” não são recomendados. Isso porque eles não geram interesse e não transmitem a proposta de valor da oferta.
Em outras palavras, o grande objetivo do texto no CTA é fazer o visitante entender o que vai acontecer em seguida e se identificar ou se sentir seguro com isso.
7. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia de marketing digital que foca em criar conteúdo de valor, a partir das necessidades das pessoas, as atraindo e estabelecendo um relacionamento.
Por: Leonardo Tostes