Princípio 10: Um bom design digital só usa o digital onde é necessário.
Não há dúvida de que a digitalização é uma força motriz para o progresso, mas é precisamente por isso que não deve se tornar um fim em si mesmo.
Porque então perderia sua credibilidade e poder inovador para melhorar a vida de todas as pessoas da sociedade.
O bom design digital utiliza os meios digitais de forma consciente e onde for necessário, e cria vantagens para a vida das pessoas em nossa sociedade. O que isso significa para o DDP?
Um DDP deve garantir que a digitalização não se torne um mantra e que tudo e todos sejam digitalizados apenas porque é tecnicamente viável.
A digitalização não deve ser impulsionada por um desejo de funcionalidade, ou seja, um desejo de tecnologia. Deve ser usado onde a sociedade pode se beneficiar dele.
Do ponto de vista social, por exemplo, não é conveniente nem sustentável digitalizar e automatizar todos os processos do mercado de bebidas. No entanto, o processo de devolução de garrafas e latas, bem como a contagem e cálculo automático do depósito é um exemplo de como uma solução digital funciona bem e oferece também valor acrescentado.
Porém,, se você pensar com mais cuidado nas soluções atuais, certamente ainda há potencial para tornar o processo de devolução de garrafas e latas vazias uma melhor experiência digital, por exemplo, hoje o recibo das garrafas e latas devolvidas é impresso pela máquina para o cliente – apenas para devolver este pedaço de papel ao caixa – muitas vezes apenas alguns minutos depois.
O design digital profissional tornou-se uma qualificação fundamental.
Saiba mais: Em nosso site você encontrará todos os documentos para download gratuito (https://www.digitaldesign.org/de/downloads) e vá diretamente aos nossos reconhecidos provedores de treinamento (https://www.digitaldesign.org/de/training/training-provider).
Fonte: DDP