Princípio 4 – O Bom design digital é exploratório
Acreditar que você sempre sabe com antecedência qual solução vai funcionar é ingênuo ou, na melhor das hipóteses, romanticamente transfigurado. Isso se aplica, em particular, a campos inovadores, como a digitalização. Um bom design digital é exploratório – explora diferentes variantes de soluções, não se compromete com soluções desnecessariamente no início e também oferece aos usuários várias possibilidades de alcançar seus objetivos durante a operação. A partir deste último, tira conclusões do comportamento dos usuários para reconhecer bons caminhos e desenvolver ainda mais esses caminhos.
O que isso significa para o DDP?
Um DDP cultiva a atitude do exploratório. Com seu trabalho, um DDP contribui para o uso das técnicas certas para projetar boas soluções digitais baseadas em diferentes projetos. Os protótipos são uma ferramenta importante para explorar soluções alternativas em um estágio inicial. Protótipos de papel são populares em um estágio inicial para explorar viagens alternativas leves de usuários. Protótipos técnicos também podem ser tão úteis, por exemplo, para testar a conexão de diferentes prestadores de serviços de serviços para serviços de pagamento ou dados meteorológicos em um estágio inicial e, assim, selecionar um material adequado (digital). A exploração do espaço de problemas e soluções é um processo progressivo para o DDP – especialmente no caso dos chamados problemas perversos. Aqui, o DDP utiliza uma série de técnicas para obter continuamente uma melhor compreensão do problema e, assim, projetar melhores alternativas de solução. Finalmente, o DDP busca feedback de clientes e usuários para desenvolver ainda mais as funcionalidades existentes de uma solução. Aqui a ponte para a 3ª tese é construída, porque a capacidade de evolução é a base para o desenvolvimento posterior.
O design digital profissional tornou-se uma qualificação fundamental. Informe-se agora: Em nosso site você encontrará todos os documentos para download gratuito (https://www.digitaldesign.org/de/downloads) e vá diretamente aos nossos reconhecidos provedores de treinamento (https://www.digitaldesign.org/de/training/training-provider).
Na próxima semana continuamos com o Princípio 5: “O bom design digital foca na pessoa como um todo”.
Fonte: DDP