Os 10 Princípios-Chave do Bom Design Digital – Princípio 6

Princípio 6: O bom design digital antecipa os efeitos de seus resultados

A digitalização não ocorre no vácuo; tem um efeito em todas as pessoas e na sociedade como um todo.

Os desenvolvimentos atuais mostram que nem todos os efeitos da digitalização são realmente desejáveis ​​e podem até levar a efeitos colaterais indesejáveis.

Alguns desses efeitos só se tornam visíveis com o passar do tempo, quando muitos clientes adotam uma solução.

Às vezes, acontece que uma solução é usada de maneira inicialmente não intencional ou talvez por clientes para os quais não foi projetada. Isso geralmente resulta de interações entre clientes e outros efeitos sociais dentro da sociedade.

Portanto, um bom Design Digital antecipa os efeitos de seus resultados e equilibra bem as vantagens de uma solução com as desvantagens que surgem.

Então, o que isso significa para o DDP?

Prever efeitos é pelo menos tão difícil quanto prever o sucesso de uma solução.

Dois aspectos são de particular importância para o DDP: atenção aos desenvolvimentos anteriores e comparação com a própria ideia de solução.

Isso também requer colocar-se no lugar dos usuários diretos e indiretos individuais, usando a solução como exemplo ou protótipo, e também desviando do “fluxo feliz”.

Uma solução digital pode ter um impacto nos usuários diretos, por um lado, mas também nos usuários indiretos ou nas partes interessadas. Tomemos como exemplo o contencioso aluguel de scooters de qualquer empresa – a solução digital, no que diz respeito ao sistema digital, costuma ser ótima.

A capacidade de estacionar uma scooter alugada em qualquer lugar também é ótima do ponto de vista direto do usuário – no entanto, o impacto geralmente não é da perspectiva dos pedestres afetados.

O mesmo se aplica aos serviços de streaming: a experiência do usuário da maioria das plataformas é muito boa – porém, o impacto na sociedade, como o desaparecimento das locadoras, a perda de receita para os cinemas, o aumento da pegada de CO2 de toda a infraestrutura técnica, também são aspectos que devem ser incluídos e avaliados ao projetar uma solução digital.

O design digital profissional tornou-se uma qualificação fundamental.

Saiba mais: Em nosso site você encontrará todos os documentos para download gratuito (https://www.digitaldesign.org/de/downloads) e vá diretamente aos nossos reconhecidos provedores de treinamento (https://www.digitaldesign.org/de/training/training-provider).

Na próxima semana continuamos com o Princípio 7: “ O Bom Design Digital respeita a proteção e segurança dos dados”

Fonte: DDP

Rolar para cima