Então, você finalmente completou 18 anos. Você está se preparando para ir para a faculdade. Você pode até sair da casa de seus pais e se mudar para outra cidade. Talvez você leve alguns objetos que o façam lembrar de suas memórias de infância. Ou quem sabe, talvez você seja o pai ou a mãe desse novo ser independente. Seu coração dói pelos caminhos que seu filho ou filha seguirá. E talvez você esteja se realizando em Toy Story 3 . Você é Andy ou pai de Andy.
Se você é o ne dos pais ou o próprio Andy Andy, as chances são que você tem nos últimos anos assistiram a maioria dos filmes da Pixar. Você deve ter ficado angustiado com o desespero de Encontrar Nemo , aprendido algumas lições com Carros , se assustado com o futuro apocalíptico de Wall-e e assim por diante.
Aqui neste texto, a missão é fazer com que você não se sinta sozinho. Perceba que as aventuras contadas na tela do cinema são emoções compartilhadas e são muito queridas pelo público e pela crítica. Vamos ver isso por meio de dados e gráficos usando as cores de Toy Story , a franquia mais icônica da Pixar. Peguem seus balões de hélio e vamos nessa jornada juntos.
Não sou Andy nesta história. Eu sou seu pai. Meu filho e eu víamos todos os filmes da Pixar. O primeiro de que me lembro foi Cars . Vimos isso dezenas de vezes. Talvez por motivos diferentes. Do meu lado, gostava de ver o espírito Art Déco e os anos 1950 e 1960 que era facilmente reconhecido no filme.
Se a nossa primeira preferência foi Automóveis , não há dúvidas de que este não é um ponto de vista comum. Neste primeiro gráfico abaixo, a classificação mostra outras opções.
Conforme exibido acima, meus carros favoritos estão na parte inferior da lista. Mas, tudo bem. Talvez os críticos não tenham entendido o filme.
Toy Story (1995) foi o primeiro filme da Pixar. A foto acima mostra que é o mais bem avaliado pelo Roten Tomatoes e está listado entre os três primeiros pelo Metacritic . O segundo lugar quando avaliado a média das notas é ocupado pelo segundo filme da Pixar, A vida de bug (1998). Já que parece que os primeiros filmes às vezes foram melhor avaliados do que os mais recentes, talvez seja uma boa ideia ver uma linha do tempo dos filmes, mas agora medindo o orçamento e a bilheteria relacionada a eles.
Como você pode ver acima, Toy Story nos conta uma história diferente dos outros filmes quando comparamos variáveis relacionadas ao dinheiro. Tem um orçamento muito pequeno e também uma bilheteria que está longe do ótimo desempenho alcançado pelos mais importantes sucessos de bilheteria da Pixar. Talvez o público tenha uma visão diferente do filme em relação à visão da crítica. Não tão rápido. Não sou especialista, mas talvez este fenômeno possa ser explicado pelo diferente conjunto de custos que estava implícito em fazer uma animação há 25 anos e até a inflação de todo esse período pode influenciar no resultado final. Convido você a fazer esta pesquisa.
Ao olhar para a linha do tempo, é notável o quão bem The Incredibles 2 , Toy Story 3 e Toy Story 4realizada. Esses filmes foram as principais fontes de lucro para a Pixar. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito sobre a Alma . Ainda não o vi, mas a maioria dos meus amigos me disse que é um ótimo filme. A pandemia aqui talvez tenha uma grande influência nesses resultados.
Como estamos falando de orçamento e bilheteria, uma questão que se coloca é: existe alguma relação que possamos descobrir quando vemos um gráfico de dispersão dessas variáveis? Esta questão é respondida pela imagem abaixo.
A regra dos quatro quadrantes está presente em nosso gráfico. Vemos alguns filmes com pequenos valores em ambas as variáveis. São os casos de Toy Story, Cars e Toy Story 2 . Também podemos ver um pequeno orçamento e grande bilheteria em filmes como Os Incríveis e Procurando Nemo . Também há representantes de um tipo de falha no desempenho da Pixar: Soul, Cars 3 e The Good Dinosaurs . São os filmes de grande orçamento e pequena bilheteria. E, finalmente, podemos observar os grandes sucessos de bilheteria representados por Incríveis 2, Toy Story 4, Toy Story 3 e Finding Dory. Nesses casos, isso é o que esperaríamos do bom senso: ótimos orçamentos relacionados a ótimas receitas.
Outra relação que convém tentar é entre o orçamento e a média das notas da crítica. Junte-se a mim na análise.
No gráfico acima notamos a inexistência do quadrante dos orçamentos baixos com avaliações baixas. O primeiro quadrante a ser analisado é o associado a filmes de baixo orçamento e alta crítica crítica. Nesse caso, Toy Story é de longe o melhor representante. Este achado muda completamente a imagem deste filme quando o comparamos com o gráfico analisado anteriormente. Vemos, por outro lado, alguns filmes com grande orçamento e reprovação de notas. Observações a Carros e Carros 3 .Finalmente, é fácil perceber a grande concentração no que se espera do bom senso: grandes orçamentos com altas notas médias. Aqui, os destaques são Toy Story 3 e Toy Story 4 .
Observe que The Incredibles 2 , um campeão de bilheteria como vimos no gráfico anterior, está no grupo do bom senso. Acontece, porém, que tem uma média de notas que não corresponde ao sucesso de público que o filme obteve. Isso levanta outra questão: o sucesso do público está relacionado ao sucesso com os críticos? Reabasteça seus balões com hélio e vamos continuar a jornada parando no próximo gráfico.
Em nossa última análise, parece claro que as avaliações críticas nem sempre coincidem com as avaliações do público, aqui representado pela bilheteria alcançada pelos filmes. Vemos que há casos de crítica de sucesso como Soul e Toy Story 2 , mas com baixo faturamento. Toy Story está neste quadrante, mas como indicamos antes, é difícil avaliá-lo como uma falha relativa do público com base na receita do filme, pois se trata de dados de mais de duas décadas. Por outro lado, você vê que há coincidência na maioria dos outros filmes, principalmente no quadrante dos filmes mais bem avaliados pela crítica e nas bilheterias. Para esses casos, Toy Story 3, Toy Story 4 e Procurando Nemo parecem ser os melhores exemplos.
Chegamos ao final do texto. Vimos que as histórias contadas pela Pixar fazem parte de um conjunto de memórias compartilhadas por crianças, adolescentes, jovens e seus pais em várias partes do planeta. E até por aquela pessoa chata que escreve a opinião deles nos jornais (ei, isso é uma piada).
Para nós, pais, que estamos percebendo as mudanças nas fases da vida de nossos filhos e que agora enfrentaremos o mundo com outras possibilidades e experiências, vale lembrar o pôster Procurando Nemo .
O mundo estará cheio de tubarões, águas-vivas e também Nemos, Dorys, baleias e tartarugas. No final das contas, o que parece mais importante é a famosa frase: continue nadando.
Como não poderia deixar de ser, devemos deixar os créditos dos filmes. Aqui, a opção é usar os recursos de visualização de dados. Apresento abaixo os 23 profissionais que mais apareceram naquelas cartinhas de final de filme.
A Stanton, Docter, Lasseter e sua gangue, nossos muitos agradecimentos. Que mais animações venham para ficar em nossa memória afetiva. Continue nadando.
Também gostaria de agradecer a Eric Leung, o autor do pacote pixarfilms . Uma ideia certamente simples e excelente para exploração de dados como esta.”
Muito bacana como este autor usou os filmes da Pixar para exemplificar o uso de dados. Se você também deseja aprender sobre dados conheça o curso Big Data e certifique-se em um orgão internacional: Certiprof.
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Por: Fernando Barbalho