“Para os profissionais já engajados na segurança cibernética, manter-se atualizado com as certificações é necessário permanecer competitivo. Aqui, Alejandra Zuluaga, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Crescimento Estratégico da CertiProf, diz que no ambiente de alta ameaça de hoje, as certificações de segurança cibernética são um requisito obrigatório para se preparar para as mudanças trazidas pela transformação digital.
Quando pequenas empresas são atingidas por ataques cibernéticos, os resultados podem ser devastadores. Há o exemplo frequentemente citado sobre como 60% das pequenas empresas atingidas por um ataque cibernético fecham em um ano , dado o custo de mitigar uma única violação de segurança cibernética gira em torno de 3,5 milhões de dólares em média.
A segurança cibernética é um problema mundial que afeta qualquer pessoa que usa um computador, e todos devem ter algum nível básico de conhecimento das práticas e procedimentos de segurança cibernética . Com isso em mente, a pandemia mostrou que as certificações de segurança cibernética não são mais reservadas apenas para especialistas em segurança de computador ou sistemas de computador.
Os certificados de segurança cibernética são obtidos quando um indivíduo se compromete a aprender as melhores práticas, políticas e procedimentos de acordo com uma estrutura de segurança cibernética específica . As estruturas de segurança cibernética mais comuns necessárias para conduzir negócios em nível empresarial são as estruturas SOC1 e SOC2. As organizações também podem optar por reforçar suas medidas de segurança aplicando uma estrutura de controles de práticas recomendadas, como uma série ISO 2700x ou SANS Critical.
Qualquer certificação e os corpos de conhecimento que eles incorporam aplicam-se a qualquer setor ou empresa em todo o mundo. Essa universalidade significa que não importa o tamanho da empresa – todos os negócios devem ter algum tipo de estrutura de segurança cibernética certificada em vigor. Reiterando o ponto saliente acima: o ciberataque médio custa aproximadamente US $ 3 milhões para ser mitigado. Não ter controles robustos para prevenir e detectar ameaças eminentes representa um risco enorme para os proprietários de pequenas empresas, que muitos não podem correr.
Como os avanços tecnológicos se tornaram uma parte essencial de nossas vidas, o risco de ataques cibernéticos também aumentou. Quanto mais interconectados nossos sistemas digitais se tornam, mais propensos a serem explorados ou interrompidos.
Conforme as medidas de segurança cibernética se tornaram mais robustas em organizações multinacionais e de nível corporativo, os hackers voltaram suas atenções nos últimos anos para setores que anteriormente não pareciam apresentar um alto risco de ataque cibernético .
Empresas de serviços públicos municipais, distritos escolares e empresas de pequeno e médio porte foram visadas durante a pandemia porque esses tipos de organizações geralmente não têm orçamento ou experiência para integrar uma equipe robusta de segurança cibernética.
As certificações de segurança cibernética ajudam a preencher a lacuna de habilidades para equipes de TI menores que precisam de uma injeção de ânimo. Eles permitem que as empresas projetem e implementem controles para mitigar os riscos aos quais seus sistemas de informação, processos, dados, como saber e dados de clientes podem ser expostos – especialmente quando são responsáveis pelo processamento de dados de clientes.
Por natureza, as certificações de segurança cibernética têm vencimentos mais curtos do que outras certificações de TI devido à natureza mutante do cenário de ameaças. É aí que entra em cena a importância da educação continuada para se manter atualizado sobre as políticas e permutações da Infosec.
Recursos abrangentes de código aberto para profissionais de cibersegurança que buscam aumentar seu conhecimento incluem recursos coletados pelo projeto Cybersecurity Body of Knowledge (CyBOK) da University of Bristol – que visa fornecer um repositório de tópicos de cibersegurança, casos de uso, webinars e podcasts para qualquer pessoa interessada em o tópico.
Profissionais de segurança cibernética que desejam progredir em suas carreiras, ficar atualizados com as mudanças atuais na política e obter uma visão geral do cenário de ameaças existentes são incentivados a se envolver com esses recursos gratuitos entre as atualizações de certificados.
Não importa o tamanho da empresa ou do setor, as certificações de segurança cibernética são as melhores práticas do setor para profissionais que lidam com sistemas ou redes de computadores.
Além disso, um pacote de recursos online gratuitos está disponível para profissionais de segurança cibernética comprometidos com a criação de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida em suas equipes e organizações.
Se sua empresa faz negócios online ou depende de tecnologia da informação de alguma forma, certifique-se de que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento desses sistemas estejam em dia com suas certificações, ou você pode acabar se expondo a riscos indevidos.”
Fonte: Toolbox.com
Comentários